Os dados foram divulgados pela fundação nesta sexta-feira (22)
Lillia Soares Publicado em 22/03/2024, às 16h17
A Fundação Getulio Vargas (FGV),divulgou nesta sexta-feira (22), dados que apontam que a confiança dos consumidores brasileirosaumentou em março pela primeira vez neste ano.
Conforme aponta o portal CNN, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve uma alta de 1,6 ponto no mês, atingindo 91,3 pontos, após duas quedas seguidas.
“A alta da confiança dos consumidores foi motivada pela melhora de todos os quesitos que compõem o indicador, com exceção ao de intenção de compra de bens duráveis que recuou fortemente no mês. Esse é o primeiro resultado positivo do ano, elevando o indicador de um nível pessimista para moderadamente pessimista, acima dos 90 pontos”, afirmou em nota a economista do FGV Ibre, Anna Carolina Gouveia.
Além disso, o Índice de Situação Atual (ISA) aumentou 2,1 pontos, chegando a 80,7 pontos, registrando a segunda alta seguida. Enquanto isso, o Índice de Expectativas (IE) subiu 1,2 ponto, alcançando 99,1 pontos.
“Apesar da melhora no mês, a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios da confiança tem estado atrelado às limitações financeiras das famílias, como sugere a manutenção do indicador de situação financeira atual em níveis historicamente baixos”, finalizou a economista.
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