Diário de São Paulo
Siga-nos
FGTS do Futuro

Trabalhadores poderão contratar financiamentos com depósitos futuros do FGTS

Caixa Econômica Federal iniciará operações nas próximas semanas, antecipando prazo estabelecido para oferta do FGTS Futuro

Financiamento Caixa. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Financiamento Caixa. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Milani Publicado em 28/03/2024, às 08h22


Uma nova alternativa está surgindo para os trabalhadores brasileiros que sonham em adquirir a casa própria. Em breve, os empregados com carteira assinada e renda de até R$ 2.640 terão a possibilidade de utilizar depósitos futuros no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para financiar a compra de imóveis por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

A Caixa Econômica Federal anunciou que, dentro das próximas duas semanas, estará disponível uma nova modalidade de financiamento: o FGTS Futuro. Essa linha de crédito, que inicialmente teria um prazo de até 90 dias para ser oferecida após a definição das normas operacionais, teve seu lançamento antecipado.

O Conselho Curador do FGTS recentemente regulamentou o FGTS Futuro para facilitar a aquisição da casa própria. Com essa modalidade, o mutuário poderá autorizar a caução dos créditos disponíveis em sua conta do FGTS por um período de até 120 meses, possibilitando o acesso ao financiamento habitacional.

Durante a contratação do crédito, o banco informará ao trabalhador sobre o valor da prestação e sua capacidade de pagamento, com ou sem os depósitos futuros. O mutuário terá liberdade para escolher entre as modalidades de crédito oferecidas. Optando pelo FGTS Futuro, os depósitos futuros feitos pelo empregador serão bloqueados na conta vinculada até a quitação total do saldo devedor.

É importante salientar que, em caso de demissão, o trabalhador não poderá sacar o saldo da conta vinculado ao financiamento do imóvel. Todo o excedente disponível na conta do FGTS será utilizado para reduzir a dívida, exceto o valor referente à multa rescisória de 40% no caso de demissão, que será destinado exclusivamente ao trabalhador.

A opção pelo FGTS Futuro deverá ser feita no momento da contratação da linha de crédito. Caso o cliente não opte por essa modalidade, ainda poderá fazer uso dos recursos depositados em sua conta vinculada do FGTS, conforme outras modalidades previstas em lei. A Caixa destaca que a decisão de utilizar ou não esse recurso será exclusiva do trabalhador e se aplicará apenas aos novos contratos de financiamento.

Compartilhe  

últimas notícias