Diário de São Paulo
Siga-nos

Desconfiança dos brasileiros cresce no Congresso Nacional

No que diz respeito à confiança nos partidos políticos, a pesquisa indica um aumento de desconfiança, passando de 46% para 50%

Congresso Nacional - Imagem: Divulgação / Congresso Nacional
Congresso Nacional - Imagem: Divulgação / Congresso Nacional

por Marina Milani

Publicado em 28/03/2024, às 08h03


Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) pelo Datafolha aponta um aumento na desconfiança em relação ao Congresso Nacional entre os brasileiros.

A pesquisa revela os seguintes números:

  • Não Confia: 40% (um aumento em relação aos 35% registrados em setembro);
  • Confia um Pouco: 49% (uma redução em comparação aos 55% anteriores);
  • Confia Muito: 10% (mantendo-se estável em relação aos 9% anteriores).

O levantamento foi realizado com 2.002 eleitores nos dias 19 e 20 de março, abrangendo 147 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Além disso, a pesquisa questionou a avaliação dos brasileiros sobre o desempenho do Congresso Nacional, que alcançou o melhor resultado desde 2003: 22% dos entrevistados aprovam o trabalho dos senadores e deputados, um índice que se mantém constante desde abril de 2019, quando também registrou 22%.

No que diz respeito à confiança nos partidos políticos, a pesquisa indica um aumento de desconfiança, passando de 46% para 50%, no limite da margem de erro.

O Datafolha também abordou a confiança dos brasileiros em outras oito instituições, incluindo a Presidência da República e o Supremo Tribunal Federal.

Compartilhe  

últimas notícias